Zé Pedro (1956 - 2017)
Faleceu hoje, aos 61 anos, o músico Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés e uma das figuras mais queridas e emblemáticas do rock português.
José Pedro Amaro dos Santos Reis nasceu a 14 de Setembro de 1956, em Lisboa, tendo crescido no bairro dos Olivais. Filho de um militar, a família mudou-se para Timor, onde o pai estava destacado, quando era ainda muito novo, tendo regressado a Portugal com 6 anos.
Aos 22 anos, coloca um anúncio no jornal à procura de um baterista e de um baixista para uma banda punk. Nascem assim os Xutos & Pontapés, a maior banda rock portuguesa, e José Pedro Amaro dos Santos Reis passa a ser conhecido como Zé Pedro.
Os Xutos & Pontapés nascem oficialmente a 13 de Janeiro de 1979 e, desde então, têm tido uma carreira recheada de êxitos. Zé Pedro, o guitarrista, era um dos elementos da banda mais acarinhados pelo público português que o converteu num ícone do rock nacional. Além de tocar, compôs também alguns dos temas clássicos da banda, como "Submissão" ou "Não sou o único".
Ao longo da sua carreira, Zé Pedro esteve ligado a outros grupos musicais, como o Palma's Gang, nos anos 90, ou o supergrupo Ladrões do Tempo, formado por si em 2011.
No passado dia 4 de Novembro, os Xutos & Pontapés deram um concerto no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Foi a despedida de Zé Pedro, que já estava visivelmente fragilizado pela doença, do público português.
O Zé Pedro dos Xutos partiu e a música portuguesa ficou muito mais pobre!