Viagem Medieval em Terra de Santa Maria 2018 (Santa Maria da Feira - 1 a 12 Agosto)
A Viagem Medieval é o maior evento de recriação histórica medieval do País. Realiza-se, anualmente, no centro histórico da cidade de Santa Maria da Feira.
Contexto Histórico 2018
No final do reinado de seu pai, o infante D. Pedro já participava na administração do reino, tendo a seu cargo a toda a sua jurisdição. Assim, ao ser aclamado, pela graça de Deus, Rei de Portugal e do Algarve, D. Pedro I conhecia melhor do que ninguém o seu território, percorrendo-o de lés-a-lés, levando a justiça a todas as partes, fazendo-a "aos modos antigos", por vezes com excessiva dureza e pouco rigor: o Cruel ou o Justiceiro seria mais carrasco do que juiz.
O povo sentia a sua protecção, chamando-o de justiceiro. A nobreza temia-o e respeitava-o e, ao contrário dos seus antecessores, foi brando para com alguns senhores. Quanto ao clero, as antipatias e desagrados adensavam-se, promovendo uma política de afirmação do Estado perante a Igreja.
Promoveu leis que fomentaram o comércio marítimo, criou novos concelhos, regulamentou a agricultura e as pastagens e, a nível internacional, manteve boas relações com Castela, apesar do difícil jogo de desavenças internas no reino vizinho.
Quase sempre identificado pelo episódio de vingança contra os carrascos de Inês de Castro, D. Pedro I reinou apenas dez anos (1357 - 1367), conduzindo Portugal à prosperidade financeira e à paz com os reinos vizinhos.
A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria inaugura, dia 1 de Agosto, uma exposição temporária no Museu Convento dos Lóios, que recria ambientes de cenas do filme "Pedro e Inês", do realizador António Ferreira, que estreia em Outubro. "Desvendar Pedro e Inês" é uma exposição inédita, que apresenta ainda fotografias do making of e um trailer do filme.