TV: Porto Santo - 600 Anos (RTP1/ 5ª, 1 - a partir 11h)
No dia em que se assinala os 600 anos da descoberta da ilha de Porto Santo, a RTP1 marca a sua presença com uma emissão muito especial. Quinta-feira, 1 de Novembro, ao longo do dia (11h-13h/14h10-17h30), acompanhe o que a RTP1 tem preparado para si.
Nesta emissão especial, vamos descobrir a História da ilha de Porto Santo com os apresentadores Vanessa Oliveira e José Carlos Malato, em directo do Largo das Palmeiras, na Vila Baleira, capital da ilha, contando também com reportagem de Duarte Rebolo, que nos traz as histórias de quem nasceu e vive desde sempre neste pequeno paraíso português. A tradição e os costumes na primeira pessoa.
O ano de 1418 é apontado como o ano da descoberta da Ilha do Porto Santo, circunstância ocorrida após uma tempestade em alto mar que desviou da rota uma embarcação que seguia pela costa africana. João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e a tripulação foram salvos por este pequeno pedaço de terra a que chamaram de Porto Santo. Em 1419, avistou-se outro pedaço de terra, que foi designado por Madeira, devido à quantidade de árvores no local.
Se ilhas foram descobertas ou reconhecidas naquela época, por já integrarem alguns mapas anteriores àquela data, fica para confirmação dos historiadores, porque agora é o momento de comemorar.