TV: O Cinema de João Canijo (TVCine Edition - a partir das 17h20)

Mestre em filmar a portugalidade, inspira-se nas tragédias gregas e dá corpo às suas personagens através do meio envolvente e da personalidade dos seus actores. A prova disso está em quatro dos seus filmes mais marcantes, de uma carreira com quase 40 anos. O TVCine Edition homenageia o realizador João Canijo, que celebra 65 anos no próximo dia 10 de Dezembro.

João Canijo
Fátima (17h20)
Maio de 2016. Um grupo de onze mulheres parte de Vinhais, Trás-os-Montes, em peregrinação a Fátima. Ao longo de nove dias e quatrocentos quilómetros, atravessam meio país em esforço e sacrifício para cumprir as suas promessas. O cansaço e o sofrimento extremos levam-nas a momentos de ruptura. Revelam-se então as suas identidades e motivações mais profundas. Chegadas a Fátima, cada uma terá que reencontrar o seu próprio caminho para a redenção.
Ganhar a Vida (20h)
Cidália, portuguesa de 36 anos, vive com o marido, dois filhos e a irmã nos arredores de Paris. Um dia, o seu filho mais velho é morto pela polícia e a vida de Cidália transforma-se radicalmente. Lança-se num protesto contra o abuso de autoridade das forças policiais que irá isolá-la quer da família quer da comunidade portuguesa.
Noite Escura (22h)
Uma casa de alterne onde está a começar mais um dia de trabalho para a família que a gere, pai, mãe e duas filhas, as raparigas que entretêm e seduzem os clientes, um mundo de falsas aparências e onde os sonhos de uma outra vida acabarão por se desfazer. Porque o pai, a quem um negócio correu mal, se verá obrigado a sacrificar a sua filha mais nova, e assim acabará por destruir toda a sua família...
Sapatos Pretos (23h35)
Marcolino, dono de uma ourivesaria numa pequena vila do sul de Portugal, abusa e maltrata a sua mulher, Dalila, que sonha com aventura e romance. Um dia, Dalila conhece um jovem camionista que fica fascinado pelo ar de opulento objecto sexual que ela criou às escondidas do marido. Os dois tornam-se amantes e vivem um tórrido romance até que se começa a desenhar a ideia de matar o marido dela. Um crime estúpido e brutal, que vai ter um desfecho inesperado.
