TV: Noite Sangrenta (RTP1 - 22h45)
Realização: Tiago Guedes, Frederico Serra
Argumento: Tiago Rodrigues, Fernando Vendrell
Produção: David & Golias
Elenco: Isabel Abreu, Gonçalo Waddington, Nuno Lopes, Francisco Nascimento, Miguel Borges, Álvaro Correia, Catarina Lacerda, Ricardo Aibéo, Miguel Guilherme, Diogo Infante, Tiago Rodrigues, António Durães, Jorge Mota, Fernanda Montemor, Pompeu José, Gonçalo Amorim, Lígia Roque, Cesário Monteiro, João Barbosa, Afonso Lagarto, Bernardo Almeida, Boris Nunes, Hugo Leitão, Francisco Aguiar, André Jessen, Maria Tengarrinha, Carlos Trincheiras, Hugo Mestre Amaro, Maria Celeste, Alexandre Jorge, Carlos Pereira, Hugo Costa Ramos, Rodrigo Guedes de Carvalho
Sinopse: A célebre história da Camioneta Fantasma, uma página sangrenta nos anos seguintes à Implantação da República.
Nos anos seguintes à Implantação da República a agitação foi muita, mas uma das suas páginas mais negras foi a Noite Sangrenta... Baseada numa história real, esta série é realizada a partir de um guião original de Tiago Rodrigues e centrada na viúva de Carlos da Maia, um dos heróis revolucionários do 5 de Outubro. Durante os dias da revolução, Carlos da Maia (Ricardo Aibéo) é o tenente revoltoso que, de forma aventureira, toma o maior navio de guerra estacionado no Tejo com apenas um punhado de homens. Em Outubro de 1921, Carlos da Maia é um dos assassinados, juntamente com Machado dos Santos (Diogo Infante) e outros heróis da República, na conhecida "Noite Sangrenta", onde são recolhidos um a um numa camioneta e assassinados. Os assassinos são presos, mas não confessam à ordem de quem estavam a cometer o crime. A partir daí, a viúva de Carlos da Maia, Berta (Isabel Abreu), vai investigar, por conta própria, chegando a visitar na cadeia o operacional, o marinheiro Abel Olímpio (Gonçalo Waddington), apelidado "Dente de Ouro".
É esta demanda de uma mulher na procura do assassino do marido que é o fio condutor da narrativa que acompanha as vidas de algumas das personagens históricas mais fascinantes que protagonizaram a Implantação da República.
"Noite Sangrenta" é uma mini-série televisiva de 2 episódios. A história reporta à chamada "Noite Sangrenta" de 19 de Outubro de 1921, em que alguns dos heróis de 1910, como Machado dos Santos e Carlos da Maia, foram assassinados por uma milícia de marinheiros e guardas-republicanos na sequência de um golpe político-militar e de mais uma mudança de governo. Berta da Maia, viúva de Carlos, decide investigar e confrontar Abel Olímpio, o chefe da milícia entretanto julgado e preso na penitenciária de Coimbra. "Noite Sangrenta” relata, em paralelo, os acontecimentos de 19 de Outubro de 1921 e os passos da demanda de Berta da Maia para revelar a identidade dos mandantes dos crimes. O processo judicial nunca foi reaberto. Berta da Maia publica o livro "As minhas entrevistas com Abel Olímpio, o Dente d'Oiro" na véspera do golpe que dá origem ao Estado Novo.
Para assinalar os cem anos da Noite Sangrenta, a RTP1 volta a exibir a mini-série que retrata os acontecimentos ocorridos a 19 de Outubro de 1921.