TV: Mão Dada a Moçambique (RTP1 - a partir 10h)
No passado dia 15 de Março, o ciclone Idai atingiu Moçambique, o Malawi e o Zimbabué, deixando um rasto de destruição. O país mais atingido, por aquela que já é considerada a maior catástrofe natural de sempre no hemisfério sul, foi Moçambique. Até este momento, já estão contabilizadas mais de 500 vítimas mortais, além de milhares de feridos, desaparecidos e desalojados.
A tragédia que abateu aquele país lusófono provocou uma onda de comoção em Portugal e, rapidamente, os portugueses, de diversas áreas, se prontificaram a ajudar. Têm também surgido vários movimentos e iniciativas de soldiariedade. Uma delas é "Mão Dada a Moçambique", que acontecerá esta terça-feira, ao longo do dia, na RTP1.
Durante a manhã (10h-13h), com apresentação de Vanessa Oliveira e José Carlos Malato, e à tarde (15h05-17h30), com apresentação de Sónia Araújo e Jorge Gabriel, acompanhe a emissão especial dedicada à angariação de fundos para as vítimas do ciclone Idai, em Moçambique.
À noite, a partir das 21h05, acompanhe, em directo, o concerto "Mão Dada a Moçambique", com apresentação de Catarina Furtado. Mais de 50 artistas, nacionais e internacionais, contribuem com a sua voz e presença no evento de angariação de receitas que terá lugar no Cineteatro Capitólio, em Lisboa, com transmissão mundial através da RTP.
Não podendo apoiar a totalidade de organizações, pessoas e instituições que estão na zona centro de Moçambique a tentar, em contrarrelógio, debelar a catástrofe humanitária em curso resultante da passagem do ciclone Idai, a cantora luso-moçambicana Selma Uamusse, mentora e organizadora de "Mão Dada a Moçambique", escolheu focar-se em oito associações, entre as quais serão divididas as receitas angariadas em partes iguais, após assinarem a carta de compromisso pública, que garante a transparência e monitorização da aplicação das verbas por um auditor de contas independente.
Entre os artistas que subirão ao palco do Capitólio estão: Ana Moura, André Cabaço (Moçambique), Benjamim, Best Youth, Celina da Piedade, Conan Osiris, Costa Neto (Moçambique), Couple Coffee, Cristina Branco, D'Alva, Dino D'Santiago, Elisa Rodrigues, Ellas e o Jazz, Emmy Curl, Gisela João, Golden Slumbers, Gospel Collective, Héber Marques, Isabel Novella (Moçambique), Joana Alegre, Joana Barra Vaz, Jónatas Pires, Luísa Sobral, Karyna Gomes (Guiné-Bissau), Márcia, Maria João, Marta Ren, Matay, Mistah Isaac, Moullinex, Nina Fung (Moçambique), Noiserv, Paulo Flores (Angola), Rita Redshoes, Rodrigo Leão, Salvador Sobral, Samuel Úria, Sara Tavares, Selma Uamusse, Señoritas, Surma, Susana Travassos, Tatanka, The Legendary Tigerman, Uxía (Espanha) e We Trust.