![1 dezembro.jpg 1 dezembro.jpg]()
O Movimento 1º de Dezembro, a Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC, em parceria com a RTP, apresentam o 4º Desfile Nacional das Bandas Filarmónicas de Portugal. Cerca de 1500 músicos, provenientes de todos os distritos de Portugal, desfilaram na Avenida da Liberdade, no âmbito das Comemorações do 1º Dezembro, sob a direcção do Maestro Tenente-Coronel Élio Salsinha Murcho, da Banda da Força Aérea.
No passado domingo, dia 29 de Novembro, 28 entidades - integrando um coral de Cante Alentejano, 1 banda nacional militar e 26 bandas filarmónicas civis e contabilizando cerca de 1500 músicos, provenientes dos mais diversos pontos do país - desceram a Avenida da Liberdade, em Lisboa, para celebrar Portugal, a Independência e a Restauração através de uma merecida homenagem a esta prática musical e à importante acção formativa e cívica das bandas filarmónicas.
Tendo como ponto de partida o monumento aos Mortos da Grande Guerra, o desfile desceu até à Praça dos Restauradores para uma interpretação conjunta final das Bandas participantes sob a direcção do Maestro Tenente-Coronel Élio Salsinha Murcho, da Banda da Força Aérea. Ao longo do desfile, foram interpretadas várias marchas, bem como o Hino da Restauração. O alinhamento do momento colectivo contou também, além do Hino da Restauração, com a interpretação dos Hino da Maria da Fonte e Hino Nacional.