TV: +380 Ligar à Ucrânia (RTP2 - 23h30)
Concerto solidário pela paz na Ucrânia no qual participam vários artistas portugueses.
Numa demonstração de solidariedade pela paz na Ucrânia, a Fundação CCB criou uma ponte cultural com o Centro Cultural de Lviv. Este centro cultural, instalado no Hnat Khotkevych Palace of Culture, que acolhe habitualmente actividades culturais, foi transformado em posto de operações de logística e ajuda humanitária.
A necessidade de fazer chegar a Lviv bens que lhes são escassos fez com que o Centro Cultural de Belém, em Lisboa, esteja a organizar uma campanha de recolha de bens, que terá lugar de 26 a 30 de Março, na Tenda do CCB. A propósito desta campanha, o Centro Cultural de Belém promoveu um concerto com músicos portugueses, para angariação de fundos, onde as receitas reverterão a favor da Cruz Vermelha Portuguesa.
O concerto foi transmitido em directo, para Lviv, em parceria com a RTP Palco, o que permitiu chegar a uma audiência ainda maior e numa geografia mais alargada, numa concretização desta ponte cultural e solidária entre Lviv e Lisboa.
Transportando esta noção de ponte e de relações biunívocas para o concerto, o CCB convidou vários artistas a colaborarem e a apresentarem-se em duo. Nomes como Mário Laginha, que actuou a solo e em duo com Cristina Branco, Filipe Raposo e Ricardo Ribeiro, Salvador Sobral e André Santos, Júlio Resende e Peu Madureira, Ricardo Toscano e João Barradas, Bruno Pernadas e Margarida Campelo, Filipe Melo e João Moreira, Daniel Bernardes e Desidério Lázaro, e ainda a pianista Joana Gama, deram corpo a este concerto pela Ucrânia.