TREZES - As Cinzas da Mãe (RTP1 - 22h45)
Autoria: Cristina Norton
Realização: José Farinha
Produção: Marginal Filmes
Elenco: Margarida Moreira, João Craveiro, Paula Mora, Paula Guedes, Manuel Sá Pessoa, Matilde Serrão
Sinopse: Adaptação cinematográfica do conto homónimo de Cristina Norton.
Desde criança que Isabel (Margarida Moreira) se recorda do pedido recorrente de sua mãe (Paula Mora): ser cremada. E agora que o dia chegou, com o seu marido Daniel (João Craveiro) ao lado, é a voz da mãe que ela ouve, o que a surpreende porque a mãe está ali, na urna, prestes a ser cremada, como sempre quis. E, desde então, não mais deixa de se fazer ouvir, acompanhada de uma carta deixada em testamento, com instruções precisas, que, por serem drásticas, poderão pôr fim ao casamento de Isabel.
O conto As Cinzas da Mãe integra a obra A Vida é um Tango, publicada em 2018.
"Trezes" é um projecto inédito, com a chancela RTP e Marginal Filmes, que reúne autores, contos e realizadores nacionais num formato diferenciador, o Telefilme. Todas as semanas teremos o olhar de um realizador sobre um conto da nossa literatura interpretado pelos melhores actores nacionais, num total de 13 telefilmes. Uma visão cinematográfica de grandes realizadores contemporâneos de alguns dos contos da nossa literatura, numa valorização do nosso património literário e cultural.
Cristina Norton nasceu a 28 de Fevereiro de 1948, em Buenos Aires, Argentina. Reside há mais de 40 anos em Portugal e optou pela nacionalidade portuguesa. Fez vários cursos de Línguas e Literatura. Está publicada no Brasil e no Chile. A sua obra engloba a poesia, o romance e o conto, da qual se destacam os livros O Afinador de Pianos, O Lázaro do Porto, Os Mecanismos da Escrita Criativa, O Segredo da Bastarda, O Barco de Chocolate - contos infantis, Prémio Adolfo Simões Müller, 2002; em 2.ª edição, com ilustrações de Danuta Wojciechowska - A Casa do Sal, O Guardião de Livros, A Vida é um Tango, entre outros. Trabalha, desde 1998, em oficinas de escrita criativa dando, com o seu método, cursos de formação a professores, organizados pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, pela Fundação Calouste Gulbenkian e por outras instituições. Tem quatro filhos, entre os quais a actriz e cantora Mariana Norton.
José Farinha nasceu a 5 de Fevereiro de 1966, em Lisboa. É produtor e realizador de cinema e televisão. Após concluir o curso de realização na ETIC, estagiou na SIC como editor de imagem. Colaborou em várias produtoras audiovisuais, especializando-se em videoclipes (música e moda), publicidade (spots tv) e vídeo institucional. Escreveu vários argumentos para documentários, curtas e longas-metragens de ficção. Em 2009 produziu e realizou Badoca Safari Park, documentário educacional, baseado num dos mais belos parques zoológicos da Europa, situado no Alentejo. Em 2010, realizou a longa-metragem O Inimigo Sem Rosto, filme policial sobre fraude e corrupção em Portugal. Foi membro da direcção da Academia Portuguesa de Cinema entre 2011 e 2014.
Filmografia:
As Cinzas da Mãe (telefilme, RTP1; 2021)
O Inimigo Sem Rosto (2010)