Tiago Rodrigues é o vencedor do Prémio Pessoa 2019
Na passada sexta-feira, foi anunciado o vencedor do Prémio Pessoa 2019 e a distinção foi para Tiago Rodrigues, actor, encenador, dramaturgo e actual director artístico do Teatro Nacional D. Maria II.
O júri do Prémio Pessoa premeia uma carreira de "excepcional projecção dentro e fora do País" e reconhece o "contributo notável para o desenvolvimento no campo das Artes Performativas portuguesas". O júri destacou ainda a presença regular nos principais palcos europeus, como o Festival de Avignon ou o Teatro da Bastilha.
Tiago Rodrigues, de 42 anos e natural de Lisboa, colaborou com os Artistas Unidos nos primeiros anos como actor. Depois, começou a colaborar com a companhia de teatro belga tg STAN, até 1998, tendo apresentado espectáculos em francês e inglês em mais de 15 países. Em 2003, fundou, juntamente com Magda Bizarro, o projecto Mundo Perfeito, e apresentou mais de 30 produções em Portugal e em alguns dos mais importantes festivais e temporadas na Europa, Brasil e EUA. Actualmente, Tiago Rodrigues está em Londres a encenar, com a Royal Shakespeare Company, a peça "Blindness and Seeing", um espectáculo que adapta dois romances de José Saramago: "Ensaio sobre a Cegueira" e "Ensaio sobre a Lucidez".
Em 2014, foi nomeado para director artístico do Teatro Nacional D. Maria II, onde o seu trabalho e o dinamismo que imprimiu têm sido muito elogiados pela crítica e pelo público. Em 2018, Tiago Rodrigues recebeu o Prémio Europa de Teatro, foi condecorado com o grau de Cavaleiro das Artes e Letras pela República Francesa e recebeu o Prémio da Associação Profissional da Crítica Francesa para a Melhor Peça do Ano.
O Prémio Pessoa é entregue desde 1987 a uma personalidade de nacionalidade portuguesa que tenha uma intervenção relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do País.