Tereza Tarouca (1942 - 2019)
Faleceu hoje, aos 77 anos, a fadista Tereza Tarouca.
Teresa de Jesus Pinto Coelho Telles da Silva nasceu a 4 de Janeiro de 1942, em Lisboa. Oriunda de uma família com fortes ligações à música - é prima de Frei Hermano da Câmara e de Maria Teresa de Noronha - começou a cantar com apenas 11 anos de idade, em espectáculos de beneficência, e estreou-se a cantar fado com 13 anos, tendo sido apelidada de "menina prodígio". Adoptou o nome artístico de Tereza Tarouca e, em 1962, gravou o seu primeiro disco.
Tereza Tarouca actuou em vários países e foi distinguida com diversos prémios. Em 1973, foi convidada para actuar no Festival RTP da Canção. Em 1989, editou o álbum "Tereza Tarouca canta Pedro Homem de Mello", um dos mais emblemáticos da sua carreira. Em 1997, participou, como Atracção de Fado, na revista à portuguesa "Preço Único" e, em 2008, teve uma participação especial no musical "Fado... Esse Malandro Vadio!"
Em 2013, foi condecorada pelo Presidente da República com a Ordem do Infante D. Henrique e, também nesse ano, foi distinguida com o Prémio Carreira na 8ª edição dos Prémios Amália.