TELETEATRO: Bernardo's World Domination (RTP2 - 22h10)
Texto e Encenação: Rui Neto
Cenografia: Fernando Ribeiro
Elenco: Cristóvão Campos, Lia Carvalho, José Leite, José Pimentão, Nuno Pinheiro, Paulo Calatré, Vanda Cerejo, Beatriz Godinho, Tiago Costa, Dennis Correia, Miguel Raposo, Daniel Viana e Tânia Alves (voz)
Sinopse: Uma sociedade secreta e extradimensional tem como missão resgatar o autor do obscurantismo a que foi votado, eternizando Santareno como o maior dramaturgo do séc. XX. No entanto, esta missão complica-se com a chegada de uma pandemia que obriga o mundo a parar.
"Bernardo's World Domination" é um espectáculo-homenagem a Bernardo Santareno (1920-1980), no âmbito das comemorações do centenário do seu nascimento, uma ficção sobre a sua vida e obra, com texto e encenação de Rui Neto a partir da obra do dramaturgo português.
Bernardo Santareno, pseudónimo literário de António Martinho do Rosário, nasceu em Santarém, a 19 de Novembro de 1920. É considerado o maior dramaturgo português do século XX. Formado em Medicina Psiquiátrica, Bernardo Santareno rapidamente conciliou a sua profissão de médico com a de escritor. Primeiro poeta, autor de três livros e mais tarde, em muito influenciado pelas experiências como médico da frota bacalhoeira portuguesa na Terra Nova e Gronelândia que incluiria no seu único livro de narrativas, «Nos mares do fim do mundo», dedicou-se ao teatro. Da sua obra teatral destacam-se «A Promessa», «O Lugre», «O Crime da Aldeia Velha» ou «O Judeu»; a primeira foi retirada de cena por pressões da Igreja Católica junto do governo salazarista. Várias das suas obras foram adaptadas ao cinema e a telefilmes, sendo a mais recente adaptação a série "Terra Nova", exibida na RTP1 em 2020. Bernardo Santareno faleceu a 29 de Agosto de 1980, em Oeiras.