TEATRO: Tanegashima (Tancos e Arripiado - 14 a 16 Julho)
Autor: a partir de "Peregrinação", de Fernão Mendes Pinto (1510-1583), e "Teppo-Ki", do japonês Nampo Bunshi (1555-1620)
Produção: Fatias de Cá
Sinopse: No século XVI, os portugueses estavam espalhados por todo o Oriente. Um desses grupos, que integrava Fernão Mendes Pinto, e na sequência de um assalto a um templo na China, aporta na ilha de Tanegashima, no Japão. A espingarda que usavam chamou a atenção do senhor da ilha, que se interessa por ela, contrariamente ao senhor de Kyushu, a grande ilha do Japão, que a recusa. O senhor Tokitaka de Tanegashima, em troca da filha, Wakasa, obtém de Diogo Zeiomoto o segredo da construção da espingarda portuguesa. Wakasa tem o primeiro filho luso-japonês. O senhor de Tanegashima, com o auxílio da espingarda, derrota o senhor de Kyushu e conquista o Japão. Os portugueses regressam a Portugal. Wakasa espera pelo marido durante anos, até que um dia, julgando ver uma caravela no horizonte, enfia-se pelo mar dentro ao seu encontro. A história da espingarda que mudou um país e a história da mulher que pagou a mudança vem relatada na "Peregrinação", de Fernão Mendes Pinto, e em "Teppo-Ki", de Nampo Bunshi.
A peça "Tanegashima", do grupo Fatias de Cá, decorre à beira do rio Tejo, em Tancos (Vila Nova da Barquinha) e Arripiado (Chamusca).