TEATRO: SUGGIA - Concerto para dois violoncelos (Auditório Carlos Avilez, Estoril - até 8 Junho)
Encenação: Rita Calçada Bastos
Cenografia, Figurinos e Produção: Fernando Alvarez
Direcção Musical: Beatriz Almeida
Coreografia: Inês Jacques
Interpretação: Pedro Lacerda, Sara Matos, Sérgio Silva, Teresa Côrte-Real e a violoncelista Beatriz Almeida
Sinopse: "SUGGIA - Concerto para dois violoncelos", espectáculo encenado por Rita Calçada Bastos sobre um texto escrito por Isabel Millet, actriz e escritora, intimamente conhecedora da vida de Guilhermina Suggia (1885-1950), violoncelista portuguesa mundialmente famosa.
Texto nunca antes representado, foi escolhido no âmbito da missão do TEC de apresentar novos textos da dramaturgia nacional e de falar sobre personalidades com repercussão internacional, como é o caso de Guilhermina Suggia e do violoncelista e maestro espanhol Pablo Casals.
Falamos sobre um exercício de memória de Guilhermina Suggia, violoncelista portuguesa de carisma único, que, a poucos dias da sua morte, recorda momentos marcantes da sua vida levando o espectador a mergulhar na sua tempestuosa história de amor com Pablo Casals. Para representar estas duas figuras maiores e incontornáveis da história da música mundial, teremos 3 actrizes a fazer de Guilhermina Suggia (Sara Matos, Teresa Côrte- Real e Beatriz Almeida) e o actor Pedro Lacerda que fará de Pablo Casals.
Ao som de Bach, tocado ao vivo pela violoncelista Beatriz Almeida, a Memória, a Música e o Nervo sustentarão a proposta dramatúrgica para este espectáculo: A celebração do Amor como último sopro de Vida.
![Guilhermina Suggia [1885-1950] na coleção da Hemeroteca](https://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/EFEMERIDES/suggia/Fotos/GS.jpg)
Guilhermina Suggia
