TEATRO: Alguém Terá de Morrer (Teatro da Comuna, Lisboa - até 22 Junho)

Texto: Luiz Francisco Rebello (1924-2011)
Encenação, Versão Cénica e Figurinos: João Mota
Cenografia: Renato Godinho
Interpretação: Maria D'Aires, João Mota, Diana Palmerston, Almeno Gonçalves, Margarida Cardeal, Carlos Paulo, Gonçalo Botelho
Sinopse: Peça escrita por Luiz Francisco Rebello, em 1954, retrata uma sociedade em decomposição que não perdeu actualidade.
Uma sociedade cada vez mais habitada pela traição, pelo cinismo, pela hipocrisia, pela falta de solidariedade, pelo desrespeito e pelo desprezo pelo outro e onde, acima de tudo, abunda a falta de humanidade e a ausência de amor, sentimento retratado como tema central deste drama existencial.
Nesta família, os segredos e ressentimentos que cada um sente pelo outro, numa única noite, correm o risco de ser revelados. Se, por um lado, a inesperada visita de um estranho vem incomodar a aridez existencial em que vivem cinco pessoas, por outro lado, o mistério sobre qual deles irá morrer nessa noite, mediante uma proposta igualmente inesperada, dará ao desenrolar das cenas, o clima de suspense necessário para manter o espectador curioso até ao desfecho.
A pergunta fica no ar... se, por um acaso do destino, um dia, um Desconhecido lhe batesse à porta com uma proposta inesperada, qual seria a sua reacção?!
