Portugal vence Liga das Nações
Este domingo, Portugal sagrou-se vencedor da primeira edição da Liga das Nações, ao derrotar, na final, a Holanda, por 1-0.
Esta nova competição foi criada pelo português Tiago Craveiro, director-geral da Federação Portuguesa de Futebol. Com realização de dois em dois anos, as 55 selecções nacionais da UEFA são divididas em quatro divisões (chamadas de "Ligas"), estando 12 equipas na Liga A, 12 na Liga B, 15 na Liga C e 16 na Liga D. Em cada liga, quatro grupos são formados (de três ou quatro equipas em cada grupo) e as selecções jogam entre si em casa e fora.
Os vencedores dos quatro grupos da Liga A qualificam-se para a fase final, onde será decidido o vencedor. No grupo de Portugal, estavam Itália e Polónia. Estes três países eram também candidatos a acolher a fase final da Liga das Nações. Tendo Portugal vencido o seu grupo e sido apurado para a fase final, automaticamente tornou-se também também organizador da mesma. Assim, de 5 a 9 de Junho, as cidades do Porto e Guimarães receberam a fase final da Liga das Nações, com as selecções de Portugal, Suíça, Holanda e Inglaterra.
Na passada 4ª feira, Portugal venceu a Suíça, por 3-1, nas meias-finais, com três golos de Cristiano Ronaldo. Este domingo, o Estádio do Dragão, no Porto, recebeu a final e a equipa das quinas derrotou a Holanda, com um golo de Gonçalo Guedes.
Depois da vitória no Campeonato Europeu de Futebol 2016, Portugal volta a vencer uma competição europeia de futebol. Esta é a terceira final em provas europeias de futebol onde Portugal marca presença, depois do Euro 2004 e do Euro 2016. Com a derrota na final do Euro 2004, esta é também a primeira vitória internacional em casa da Selecção Nacional.
A nível de prémios individuais, os portugueses também dominaram: Rúben Dias foi eleito o Homem do Jogo na final, Cristiano Ronaldo foi o melhor marcador graças aos três golos marcados à Suíça e Bernardo Silva foi eleito o Melhor Jogador do torneio.
Um torneio criado por um português, a organização da fase final em Portugal e, no fim, a vitória a sorrir à Selecção Nacional com o capitão Cristiano Ronaldo a erguer o troféu... criado em Portugal! Esta Liga das Nações é uma competição europeia, mas teve uma grande marca portuguesa!
Com o final do jogo, começou a festa no Porto e em todo o País! O 10 de Junho, Dia de Portugal, começou mais cedo!
PARABÉNS, PORTUGAL!!!