Portugal tem mais duas estrelas Michelin
O restaurante "100 Maneiras", do chefe Ljubomir Stanisic, conquistou a sua primeira estrela Michelin
Esta segunda-feira, a Michelin anunciou os restaurantes distinguidos (com uma, duas e três estrelas) na edição 2021 do guia Portugal e Espanha, numa cerimónia que se realizou em formato virtual, a partir da Real Casa de Correos, em Madrid.
Nesta cerimónia, dois restaurantes portugueses conquistaram a sua primeira estrela, o que faz com que Portugal tenha passado a ter, no total, 35 estrelas Michelin. Os restaurantes que receberam a sua primeira estrela são o "100 Maneiras", do chefe Ljubomir Stanisic, e o "Eneko Lisboa", do chefe basco Eneko Atxa, ambos situados na capital portuguesa.
O "100 Maneiras" abriu portas em Janeiro de 2009, no Bairro Alto, em Lisboa, sob o comando de Ljubomir Stanisic, um dos mais conhecidos chefes portugueses, com origem na antiga Jugoslávia, mas há muito radicado em Portugal. Ljubomir Stanisic é um dos rostos mais mediáticos do movimento " Sobreviver a Pão e Água" que, no início deste mês, fez uma greve de fome de quase uma semana em frente à Assembleia da República e que pretendia ser recebido pelo Governo para debater soluções para o sector da restauração e similares, face ao impacto causado pela pandemia de covid-19.
O restaurante "Eneko Lisboa" abriu portas em Setembro de 2019 e garante assim a sexta estrela Michelin ao chefe basco Eneko Atxa.
Portugal passa a ter um total de sete restaurantes com duas estrelas e 21 com uma estrela. Além de ter ganho duas novas estrelas, o país perdeu apenas uma das que já tinha anteriormente, a do restaurante São Gabriel, em Almancil, que fechou portas no passado mês de Novembro, após ter sido vendido.