Portugal sagra-se Campeão Europeu de Futebol sub-19
Este domingo, Portugal sagrou-se, pela primeira vez, Campeão Europeu de Futebol sub-19, ao bater a Itália na final, por 4-3. Foi um jogo épico que deu a vitória à equipa das quinas: aos 72 minutos, Portugal encontrava-se a ganhar por 2-0 (golos de Jota e Francisco Trincão) mas, em dois minutos, a Itália chegou ao empate, tendo a partida de seguir para prolongamento. Portugal voltou a colocar-se em vantagem (novo golo de Jota) e, uns minutos depois, os italianos voltaram a empatar. Mas, no minuto seguinte, Portugal volta a passar à frente no marcador, com golo de Pedro Correia, e a vitória já não lhe fugiu!
O Campeonato Europeu de Futebol sub-19 decorreu na Finlândia. Este formato, nesta categoria, só existe desde 2002 (até então, era sub-18) e Portugal já tinha ido a três finais (2003, 2014 e 2017), mas nunca tinha conseguido conquistar o título europeu. À quarta foi de vez e a selecção, comandada por Hélio Sousa, trouxe finalmente o "caneco" para casa. De recordar que muitos dos jogadores desta selecção, juntamente com o seleccionador Hélio Sousa, foram campeões europeus, em 2016, na categoria sub-17. Foi a primeira geração de qualquer país a conseguir um título europeu em sub-17 e sub-19.
Os melhores marcadores deste Europeu sub-19 foram os portugueses Jota e Francisco Trincão, ambos com 5 golos cada.
Os campeões europeus de sub-19 chegam esta noite a Lisboa e amanhã, pelas 13h00, serão recebidos pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém.
Em Seinajoki, na Finlândia, escreveu-se mais uma página de ouro do futebol português.
PARABÉNS, PORTUGAL!!!
Jota e Trincão foram os melhores marcadores do torneio