Portugal sagra-se campeão europeu de Ténis de Mesa
Diogo Chen, Pedro Rufino, Marcos Freitas, Tiago Apolónia, João Monteiro e João Geraldo
Num fim-de-semana recheado de medalhas para várias modalidades do desporto português, ontem fez-se história no ténis de mesa nacional... Portugal sagrou-se, pela primeira vez, campeão europeu da modalidade ao derrotar a grande favorita e hexacampeã Alemanha e, para a festa ser completa, a jogar em "casa"! A equipa portuguesa, treinada por Pedro Rufino, era constituída por Marcos Freitas, Tiago Apolónia, João Monteiro, João Geraldo e Diogo Chen.
De 24 a 28 de Setembro, o MEO Arena, em Lisboa, recebeu o Campeonato Europeu de Equipas de Ténis de Mesa. Na primeira final de sempre alcançada por Portugal, a selecção lusa destronou a Alemanha, que desde 2007 venceu todos os campeonatos europeus, perante milhares de entusiasmados adeptos, incluindo o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.
O maior feito da história do ténis de mesa português começou a ser desenhado por Marcos Freitas (nº 4 da Europa) que venceu Steffen Mengel (nº 13) por 3-0. Na partida seguinte, João Monteiro (nº 17) não conseguiu levar de vencida Timo Boll (nº 2 da Europa e 9º do mundo), tendo perdido por 3-0. Seguiu-se Tiago Apolónia (nº7) que brilhou ao derrotar Dimitrij Ovtcharov (nº 1 da Europa e 5º do mundo) por 3-1. Marcos Freitas voltou a entar em campo, frente a Timo Boll, e venceu o primeiro "set". O alemão respondeu e empatou, mas o internacional português não deu hipóteses nos "sets" seguintes... e Portugal sagrava-se Campeão Europeu!
O melhor resultado conquistado por Portugal nos Europeus por Equipas tinha sido, até ao momento, a medalha de bronze em Gdansk 2011 e o 5º lugar nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e no Mundial de Tóquio 2014.
De referir ainda que a selecção feminina alcançou o seu melhor resultado de sempre ao alcançar o 12º lugar no Campeonato da Europa de Equipas.


