Pedro Pichardo sagra-se campeão olímpico no triplo salto
E, em três saltos, chegou a quarta medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos 2020! Esta madrugada, Pedro Pablo Pichardo conquistou a medalha de ouro e sagrou-se campeão olímpico no triplo salto.
O atleta português efectuou o melhor salto (17,98 metros) à terceira tentativa e bateu o seu recorde nacional por três centímetros. Com a conquista do ouro, Pedro Pichardo tornou-se o 5º português a sagrar-se campeão olímpico, depois de Carlos Lopes (1984) e Rosa Mota (1988), ambos na maratona, Fernanda Ribeiro (1996), nos 10 000 metros, e Nelson Évora (2008), também no triplo salto.
Pedro Pablo Pichardo, de 28 anos, nasceu em Cuba, país de onde desertou em Abril de 2017, durante um estágio da selecção cubana na Alemanha. Uma das maiores promessas do atletismo cubano e do triplo salto, vice-campeão mundial, ficou impedido de representar o país a nível internacional e de regressar à ilha durante oito anos. Alguns dias depois da deserção, soube-se que o seu destino seria Portugal. No final do ano, naturalizou-se português, ao abrigo do estatuto de refugiado, mas teve de esperar quase um ano e meio para poder representar Portugal, o que veio a acontecer em Agosto de 2019, tendo vencido no Europeu de Nações de Atletismo. Ainda em 2019, ficou em 4º lugar nos Mundiais de Atletismo ao Ar Livre. Em Março de 2021, sagrou-se campeão europeu em Pista Coberta e agora conquista o título de campeão olímpico.
O ouro de Pichardo vem juntar-se à prata de Patrícia Mamona, também no triplo salto, e às medalhas de bronze de Fernando Pimenta, na canoagem, e Jorge Fonseca, no judo, naquela que já é a melhor prestação de sempre de Portugal nuns Jogos Olímpicos.
PARABÉNS, PEDRO PICHARDO!!!