Pedro Caixinha sagra-se campeão do México pelo Santos Laguna
Pedro Caixinha
O treinador português Pedro Caixinha sagrou-se, este domingo, campeão de futebol no México. Na segunda mão da final, o Santos Laguna, treinado pelo português, foi derrotado por 3-0 pelo Querétaro, mas beneficiou da vitória por 5-0 na primeira mão da final, sagrando-se assim campeão do Torneio Clausura.
Pedro Caixinha, de 44 anos e natural de Beja, já disputou cinco campeonatos no México, entre os dois torneios semestrais (Apertura e Clausura) e conquista agora o seu primeiro título de campeão, a que se junta a Copa do México, conquistada no semestre anterior. O português é o primeiro técnico europeu a conquistar o título de campeão em 34 anos.
Pedro Caixinha junta-se a mais quatro treinadores portugueses que foram campeões de futebol no estrangeiro: Vítor Pereira na Grécia (Olympiacos), José Mourinho em Inglaterra (Chelsea), Paulo Sousa na Suíça (Basileia) e André Villas-Boas na Rússia (Zenit), o que mostra a qualidade dos técnicos lusos, considerados, por muitos, os melhores treinadores de futebol do mundo. A esta lista, podemos ainda juntar Jorge Jesus, campeão nacional em solo pátrio pelo Sport Lisboa e Benfica.
O treinador alentejano começou a sua carreira profissional em 2010, na União de Leiria. Na temporada 2011/12, foi treinador do Nacional da Madeira e, desde 2013, é treinador dos mexicanos do Santos Laguna.

