Olga Prats (1938 - 2021)
Faleceu hoje, aos 82 anos, a pianista e pedagoga Olga Prats.
Filha de mãe portuguesa e pai espanhol (da Catalunha), Olga Prats nasceu em Cascais, a 4 de Novembro de 1938. Iniciou a sua formação musical aos cinco anos de idade com a sua mãe, que era professora de piano, e aos seis anos com o professor e pedagogo João Maria Abreu e Motta, tendo realizado o seu primeiro recital, aos 14 anos, no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa.
Concluiu o Curso de Piano no Conservatório Nacional de Lisboa, com 19 anos, e, em seguida, com o auxílio de duas bolsas de estudo (uma delas do Instituto de Alta Cultura), frequentou cursos de aperfeiçoamento na Alemanha, primeiro em Colónia, na Escola Superior de Música, durante dois anos, e como bolseira pelo governo alemão em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, em 1959, em Friburgo. Durante os seus estudos na Alemanha, ganhou o prémio para melhor estudante estrangeira em 1958, para além de ter tocado frequentemente com orquestras e a solo.
Regressa a Portugal em 1960, continuando a sua formação musical com Helena Sá e Costa. Em 1965, vence o Prémio Luís Costa, atribuído à melhor intérprete de música espanhola. Frequentou diversos cursos internacionais em Santiago de Compostela (Espanha), os Cursos do Estoril e o de Música Contemporânea de Darmstadt (Alemanha).
Tocou com inúmeras orquestras nacionais e internacionais e interpretou um enorme leque de compositores, como Bach, Schumann, Brahms e Stravinsky. Ao longo da sua actividade, privilegiou sobretudo a música de câmara. Deu especial relevo à produção contemporânea, desde compositores portugueses de música de salão dos séculos XIX à de Fernando Lopes-Graça (século XX) e até à música de Astor Piazzola, tendo sido a primeira em Portugal a interpretá-la e a gravá-la.
Olga Prats foi membro fundador de vários grupos e colaborou com diversos compositores portugueses, como Fernando Lopes-Graça, Constança Capdeville e António Victorino d'Almeida.
Foi professora do Conservatório Nacional e integrou o corpo docente da Escola Superior de Música de Lisboa, onde foi coordenadora da classe de Música de Câmara, para além de ser orientadora de vários cursos dedicados à música portuguesa do século XX e à música de câmara.
Olga Prats, um dos maiores nomes da música e cultura portuguesas, foi agraciada com a Ordem Militar de Sant'Iago de Espada, em 2008. Foi ainda distinguida com a Medalha de Prata de Mérito do Instituto Politécnico de Lisboa, em 2009, e com a Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro da Camara Municipal de Sintra, em 2013.