NOITES DE TEATRO - D. Carlos (YouTube Teatro Experimental de Cascais, 21h30)

Texto: Teixeira de Pascoaes (1887 - 1952)
Encenação: Carlos Avilez
Adaptação: Fernanda Neves
Supervisão: António Cândido Franco
Elenco: Anna Paula, António Marques, Fernanda Neves, Fernando Ramos, Gonçalo Carvalho, Hugo Barreiros, Joana de Verona, João Robalo, João Vasco, João Vilas, Lourenço Esteves, Luís Lobão, Luiz Rizo, Margarida Videira, Miguel Matias, Raquel Faria, Ricardo Salgado, Santos Manuel, Sérgio Marcelino, Sérgio Silva, Susana Andrade, Teresa Côrte-Real, Toni Pina, André Falcão, Igor Sampaio e Melo, Leandro Pires, Paulo Ferreira, Pedro Jorge, Renato Pino, Rute Batalha
Sinopse: "D. Carlos", de Teixeira Pascoaes, poeta do século XIX conhecido pela representação do saudosismo, é a peça que abre o mês de Maio no canal de YouTube do Teatro Experimental de Cascais ( https://www.youtube.com/watch?v=PFWlM0uNmYo&feature=youtu.be) que, desde 27 de Março, tem organizado semanalmente sessões de exibição de algumas das suas produções mais marcantes. A iniciativa, prevista até dia 18 de Maio, conta ainda com "Macbeth", de William Shakespeare (11 de Maio) e "Woyzeck", de Georg Büchner (18 de Maio), na programação.
A dinâmica "Noites de Teatro", que pretende reunir as famílias permitindo que o teatro entre, de uma forma diferente, na casa dos portugueses, de forma totalmente gratuita e cómoda, mantém o espírito de um espectáculo habitual, estando somente disponível até uma hora após o término do vídeo, que começa sempre às 21h30. "Queremos, desta forma, juntar-nos aos artistas que, impossibilitados de estrear em palco, partilham os seus trabalhos online, ajudando também as pessoas no seu isolamento. Por isso mesmo, acreditamos que é importante manter este momento como algo especial na semana, e não um produto que possa ser consumido a qualquer momento e por partes, consoante a agenda de cada um. Quando vamos ver um espectáculo, também o vemos por inteiro e reservamos o nosso tempo para o mesmo", explica Fernando Alvarez, responsável de Programação, Cenografia e Figurinos do Teatro Experimental de Cascais.
Sobre "D. Carlos", que dia 4 de Maio será possível (re)descobrir no YouTube, Carlos Avilez, encenador da peça, confessou aquando da sua estreia, em 2009: "Sempre me fascinou a figura do Rei D. Carlos pela sua dimensão trágica, artística e humana. [...] Este texto mostra-nos um Rei Artista, pintor exímio apaixonado pelo seu país e pelo seu Povo. Um Rei que acredita no Amor e na Arte como capazes de salvar a alma. Um Rei pronto para aceitar e enfrentar os desígnios do Destino, diante da sombra da morte e da adversidade pressentida e anunciada ao longo do poema ". Ainda, e acerca da complexidade da produção, afirmou: "Tenho noção da responsabilidade exigida ao trabalhar esta obra poética de contornos belos e sombrios, devido a todo o envolvimento cénico e humano do espectáculo [...]. ".
No programa da peça, por seu turno, sobre o autor do texto, é ainda possível ler-se, num excerto retirado de "O Fantasma de Pascoaes". pp 49-51, da autoria de Carlos Carranca: "Os elementos bíblicos e mitológicos e a sua escrita obedecem a forças que se encontram para além da sua consciência.".
