MINI LETRAS LUSAS: "Os Reis do Mar", de David Machado
Editora: Caminho
Sinopse: Aos doze anos, Samuel tem um único objectivo: encontrar a sua casa levada pelo furacão e voltar à vida que tinha com os pais na cidade. O seu amigo Rá contou-lhe as histórias sobre os Piratas do Multiverso e mil outras conspirações intergalácticas que parecem explicar tudo: o velho Benício e o seu tesouro, o veleiro que misteriosamente surge no horizonte, a sinistra criatura que habita a Ilha dos Lobos... e até o paradeiro da casa desaparecida.
Kaya - que sonha ser jornalista - juntar-se-á a eles, ainda que a sua racionalidade nem sempre seja bem-vinda.
Os Reis do Mar é uma empolgante aventura sobre o lugar - e a idade - onde a imaginação e o real se encontram. Segundo título da Trilogia do Furacão, iniciada com o aplaudidíssimo Não Te Afastes, eis mais uma obra-prima da literatura juvenil portuguesa, a que o autor já nos habituou.
David Machado nasceu em Lisboa, em 1978. É autor do romance O Fabuloso Teatro do Gigante e do livro de contos Histórias Possíveis. Em 2005, o seu conto infantil A Noite dos Animais Inventados recebeu o Prémio Branquinho da Fonseca, da Fundação Calouste Gulbenkian e do jornal Expresso, e, desde então, publicou mais três contos para crianças: Os Quatro Comandantes da Cama Voadora, Um Homem Verde num Buraco muito Fundo e O Tubarão na Banheira, distinguido com o Prémio Autor SPA/RTP 2010 de Melhor Livro Infanto-Juvenil. Tem livros publicados em Itália e Marrocos e contos presentes em antologias e revistas literárias em Itália, Alemanha, Noruega, Reino Unido, Islândia e Marrocos. Traduziu os livros O Herói das Mulheres, de Adolfo Bioy Casares, e Obrigada pelo Lume, de Mario Benedetti.