MINI LETRAS LUSAS: "O Senhor Silêncio", de Cristina Bacelar
Texto: Cristina Bacelar
Ilustrações: Paula Anabela Silva
Editora: Editorial Novembro
Sinopse: "O Senhor Silêncio" é um livro infantil, mas abrangente a todas as idades, com uma componente poética e, simultaneamente, didáctica.
São 3 histórias, cuja personagem central é o Silêncio e sua importância na música, como forma de interiorização, de disciplina, de poesia e imaginação. A acompanhar o livro pode-se ouvir um tema inédito, "O Senhor Silêncio", e um instrumental da referida música que dá a possibilidade de qualquer pessoa tocar/improvisar, sabendo ou não música.
"… O Senhor Silêncio era muito grande, tão grande que, se esticasse as duas mãos, tocava no céu… adorava música e, logo que a ouvia, abria os seus longos braços como se estivesse a abraçá-la. Depois fechava os olhos e parecia que entrava dentro dela. Ninguém melhor que ele a conhecia tão bem, pois como estava sempre em silêncio, conseguia ouvir coisas que mais ninguém conseguia...".
O Silêncio é uma espécie de segredo que se guarda carinhosamente no bolso, sem deixar cair. Dar-lhe a mão é uma oportunidade, independentemente de se ser criança ou adulto.
Cristina Bacelar nasceu no Porto. "O Senhor Silêncio" é o primeiro livro infantil de Cristina Bacelar que sempre esteve ligada à música, quer como cantora, compositora e guitarrista, quer como professora de educação musical. Fez parte do grupo Frei Fado d'El Rei e fez diversas digressões pela Europa, Estados Unidos, Brasil; ainda com este projecto, ganhou o prémio José Afonso. Fundou o grupo As 3 Marias, onde gravou e tocou com Simone de Oliveira. Produziu e gravou, em 2018, o primeiro disco a solo, "Nem Tudo é Fado", uma fusão de fado, flamenco e jazz.