MINI LETRAS LUSAS: "Força Africana", de Paula Cardoso
Editora: Nimba Edições
Texto: Paula Cardoso
Ilustrações: Irene Filipe Marques
Sinopse: O Sol não aparece há mais de uma semana! Será que foi roubado? Estará a brincar às escondidas? Ficou preso entre nuvens gigantes? Sabe-se apenas que a última vez que foi visto estava a pôr-se no hemisfério norte, lá para os lados da América.
Paula Cardoso nasceu em 1979 na cidade da Beira, em Moçambique, e vive desde os três anos em Portugal. Licenciou-se em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa, e fez o Curso de Especialização em Jornalismo, no Centro Protocolar de Formação para Jornalistas. Jornalista há 18 anos, estreou-se na revista Visão, em 2003. Três anos depois integrou a equipa fundadora do semanário Sol, experiência que lhe abriu as portas do mercado angolano, onde, entre 2009 e 2016, assinou artigos nos jornais Expansão, Agora e Novo Jornal. Esta foi a última publicação para a qual trabalhou em Angola, tendo assumido, de 2016 a 2019, a direcção da edição online.
Irene Filipe Marques formou-se em Design Gráfico pelo IADE, em Lisboa, e trabalha como designer gráfica e ilustradora. Trabalhou em diversas agências em Lisboa e Luanda (Label Brand Studio, Fischer Portugal, Brandia Central, MSTF Partners), mas foi no Brasil que sentiu a necessidade de aprofundar os seus conhecimentos na área da ilustração, estamparia e criação de padrões e onde encontrou o seu rumo e a sua paixão: o Surface Pattern Design. Em 2013, lançou a sua marca homónima, Irene. Apelida o seu estilo de um alegre "euroafrotopicalismo", que define a sua identidade e influencia os seus projectos. Em 2014, criou o seu próprio estúdio, The View, onde assinou ilustrações e estampas para marcas nacionais e internacionais de lifestyle, moda e decoração e trabalhos exclusivos para particulares. Irene Filipe Marques ministra formações sobre branding, ilustração, surface pattern design, criatividade, empreendedorismo, empresas criativas e motivação.