Mécia de Sena (1920 - 2020)
Faleceu ontem, aos 100 anos, a escritora e promotora literária Mécia de Sena.
Maria Mécia de Freitas Lopes nasceu a 16 de Março de 1920, em Leça da Palmeira, no concelho de Matosinhos. Filha do músico e compositor de folclore Armando Leça e da violoncelista Irene Freitas, era irmã do crítico literário e historiador da literatura Óscar Lopes e do historiador, cronista e memorialista militar Tenente-Coronel Rui Silvino de Freitas Lopes.
Formou-se em Ciências Histórico-Filosóficas na Universidade de Lisboa e foi professora do ensino secundário. Aos 28 anos, casou com o escritor Jorge de Sena, um dos maiores nomes da literatura portuguesa, de quem viria a adoptar o apelido e com quem teve nove filhos. Devido ao regime de ditadura que se vivia em Portugal, e que levou à perseguição de muitos intelectuais, Mécia e Jorge de Sena saíram do país e foram viver para o Brasil, em 1959, iniciando-se assim um longo exílio. Estiveram seis anos naquele país, durante os quais Jorge de Sena deu aulas em universidades brasileiras, mas com o degradar da situação política, que levou à instauração da ditadura militar no Brasil, em 1964, voltaram a partir, em 1965, desta vez para os Estados Unidos da América, onde Jorge de Sena foi dar aulas, na Universidade de Wisconsin, e, mais tarde, na Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara.
Após o 25 de Abril de 1974, Mécia e Jorge de Sena tentaram voltar a viver em Portugal, mas como Jorge de Sena não recebeu qualquer convite para exercer um cargo numa universidade ou instituição cultural, o casal continou a viver nos Estados Unidos. O escritor viria a falecer em 1978 e, após a sua morte, Mécia de Sena tornou-se a organizadora do espólio literário do seu marido e editora da correspondência trocada entre Jorge de Sena e alguns dos maiores nomes das literaturas portuguesa e brasileira.
Mécia de Sena teve uma longa vida dedicada à divulgação e promoção da obra literária do seu marido, Jorge de Sena. Faleceu duas semanas depois de completar 100 anos, em Los Angeles, nos Estados Unidos.