Mariema (1943 - 2018)
Faleceu este domingo, aos 75 anos, a actriz e cantora Mariema.
Mariema Mendes de Campos nasceu a 2 de Setembro de 1943, em Lisboa. Ainda jovem, começou a cantar fado e a frequentar casas de fado, onde actuava. Foi a criadora do tema "O Fado Mora em Lisboa". Em 1964, foi a atracção da revista à portuguesa "É Regar e Pôr ao Luar", no Teatro ABC, iniciando-se aqui uma gloriosa carreira que a fez ser uma das maiores vedetas no teatro de revista.
Foram muitas as peças de teatro em que Mariema actuou, ao longo da sua carreira. Com Filipe la Féria, entrou nos musicais "Amália" e "My Fair Lady". A última peça em que entrou foi em 2015, "As Três (Velhas) Irmãs", onde dividia o palco com Graça Lobo e Paula Só e que esteve em cena no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.
Mas a carreira de Mariema estende-se também à televisão e ao cinema. Em televisão, entrou no programa "Grande Noite" (RTP1), de Filipe la Féria, nas séries "A Loja do Camilo" (SIC), "Conta-me como Foi" (RTP1) ou "Massa Fresca" (TVI), entre outros. O seu último trabalho em televisão foi uma participação na telenovela "Ouro Verde", na TVI. No cinema, pudemos vê-la nos últimos anos nos filmes "Os Gatos Não Têm Vertigens" (2014) e "Refrigerantes e Canções de Amor" (2016).
Mariema era considerada, por muitos, a última grande vedeta do teatro de revista.