Maria Guinot (1945 - 2018)
Faleceu hoje, aos 73 anos, a cantora, compositora e pianista Maria Guinot.
Maria Guinot nasceu em 1945, em Lisboa, mas cresceu no Barreiro. A sua formação inicial foi na música clássica, mas foi no formato canção que se veio a destacar. Em 1968, editou o seu primeiro single, com os temas "Criança Loura", "A Canção que eu Canto", "La Mère Sans Enfant" e "Toi, Mon Ami", revelando-se não só como cantora, mas também como autora. No ano seguinte, lança um novo disco, com temas como "Balada do Negro Só", "Poema de Inverno" ou "Silêncios do Luar".
Durante vários anos, está ausente dos palcos, aos quais regressa em 1981. Nesse ano, participa no Festival RTP da Canção com o tema "Um Adeus, Um Recomeço", com o qual alcança o 3º lugar. Mas o grande momento da sua carreira, que a lança para o reconhecimento do grande público, dá-se em 1984 quando vence o Festival RTP da Canção com o tema "Silêncio e Tanta Gente", tendo representado Portugal no Festival da Eurovisão, onde ficou em 11º lugar.
Em 1987 lança, finalmente, o seu primeiro álbum, "Esta Palavra Mulher", a que se seguiram "Maria Guinot" (1991) e "Tudo Passa" (2004).
Maria Guinot estava afastada dos palcos desde 2010, por motivos de saúde. Em 2011, recebeu a Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores.