LUSOS NO MUNDO - Exposição sobre Amadeo de Souza Cardoso no Grand Palais (Paris, França)
No passado dia 20 de Abril, o Grand Palais, em Paris, inaugurou uma exposição sobre o pintor português Amadeo de Souza Cardoso, que estará patente até 18 de Julho.
Amadeo de Souza Cardoso teve uma vida curta mas intensa que o levou da sua aldeia natal, Manhufe, a Paris onde frequentou toda a vanguarda artística da época, de Modigliani a Brancusi e ao casal Delaunay. Quando morre aos trinta anos, devido à gripe espanhola, deixa uma obra pictórica ecléctica e intensa. Impressionismo, cubismo, abstraccionismo, futurismo… Apesar de ter experimentado todos os estilos em voga no início do século XX, a sua pintura é única. O Grand Palais propõe fazer descobrir este artista que caiu rapidamente no esquecimento e que constitui o segredo mais bem guardado do modernismo.
Amadeo de Souza Cardoso nasceu a 14 de Novembro de 1887, em Manhufe, freguesia de Mancelos, concelho de Amarante, e faleceu a 25 de Outubro de 1918, com apenas 30 anos de idade.
A 20 de Abril, dia em que se inaugurou a exposição, a RTP1 estreou, a nível mundial, o documentário "Amadeo de Souza Cardoso - O último segredo da arte moderna", realizado pelo luso-francês Christophe Fonseca. O documentário será exibido na televisão francesa, no canal France 5, no dia 8 de Maio.