LUSOS NO MUNDO - David Santos (criador Diabólica/Matrafónica-La Louvière, Bélgica)
Chama-se David Santos, é um português nascido na Bélgica e criador da "Diabólica", uma pequena corneta que tem animado jogos de futebol por todo o mundo.
Filho de portugueses que emigraram para a Bélgica na época da ditadura, David Santos, de 32 anos, nasceu e cresceu naquele país, na localidade de La Louvière, a 50 km de Bruxelas. Quando a selecção belga se apurou para o Campeonato Mundial de Futebol 2014, a cabeça de David Santos começou a fervilhar, inspirando-se na famosa vuvuzela, popularizada no Mundial 2010 na África do Sul. Encontrou a buzina ideal em Espanha e juntou-se ao designer Fabio Lavalle para criar um modelo mais prático, fácil de transportar e que reproduz as cores das bandeiras nacionais. Depois de um concurso no Facebook, venceu o nome "Diabólica", inspirado na alcunha da selecção belga, "diabos vermelhos".
Inspirada nas bombas de gás, e com a particularidade de ser pequena e desmontável, a "Diabólica" produz dois sons distintos: um contínuo e outro intercalado, ambos com 98 decibéis. Na final da Liga Europa, em Turim, no passado mês de Maio, que opôs o Benfica ao Sevilha, a "diabólica" com as cores do clube encarnado invadiu a cidade italiana. Neste momento, já foram produzidas quase um milhão de "diabólicas". Com todo o sucesso alcançado, o português foi eleito cidadão do ano da região centro da Bélgica, pelo jornal La Nouvelle Gazette.
No Carnaval, a "Diabólica" chega a Portugal em versão "Matrafónica". A Câmara Municipal de Torres Vedras já encomendou cinco mil exemplares de "Matrafónicas", em cor-de-rosa fluorescente, para animar o Carnaval da cidade. No próximo mês de Maio, David Santos, que tem o sonho de viver em Portugal, abrirá o Paradise Hostel na Areia Branca, praia do concelho da Lourinhã onde sempre passou férias.
"Diabólica" Portugal
"Diabólica" Benfica
"Matrafónica" (Carnaval Torres Vedras)