LUSITÂNIA - Boi Vermelho (RTP1 - 21h00)

"Lusitânia" é uma antologia de 6 episódios de fantasia/aventura. Seis histórias diferentes, baseadas em lendas de uma terra há muito perdida, agora numa série que respira fantasia, terror, comédia, drama e épico, numa tapeçaria de mitos e lendas que ajudaram a moldar o povo português de hoje.

Episódio 4: Boi Vermelho
Argumento: Nuno Soler
Realização: Frederico Serra
Direcção Fotografia: João Lança Morais
Direcção Musical: Nuno Rafael e Beato
Produção: Take it Easy
Local filmagens: Sortelha (Sabugal)
Elenco: Allex Miranda, Madalena Aragão, Catarina Wallenstein, Sílvia Chiola, Miguel Loureiro, Miguel Moreira, António Mortágua
Sinopse: Sali (Allex Miranda), um emissário africano, encontra-se preso numa pousada desolada onde seis estranhos gananciosos se protegem de uma tempestade. O emissário descobrirá uma antiga conspiração que pode ter origens sobrenaturais.
Esta história foi filmada ao lado do Castelo de Sortelha, no concelho do Sabugal, região da Beira Baixa, um local que respira épico e aventura, com vistas que deslumbram quem as atreve a explorar.
Lenda d'A Moura de Algoso
Há muito tempo havia um bruxo, sabedor de práticas estranhas, com fama de homem rico. A guerra veio e o bruxo decidiu esconder o seu tesouro. Numa fonte cristã, na fonte de São João, no Algoso, concelho de Vimioso, região de Trás-os-Montes. No momento em que o bruxo escondia a fortuna no bosque, uma moura passou por ele. O homem teve medo que ela fosse revelar o esconderijo e fez-lhe um encantamento. Condenou-a a guardar o tesouro. Para sempre.

Nuno Soler é argumentista e estreia-se na escrita para televisão com a série "Lusitânia". Consumidor de contos fantásticos e séries sobrenaturais, foi à procura das origens do folclore português e encontrou muitas e diversas histórias seculares, de lendas épicas a lendas de terror, passando por lendas de comédia.
Argumentos Televisão:
Lusitânia (série, RTP1; 2023)

Frederico Serra nasceu em Lisboa, em 1964. Realizador e produtor, cursou Técnicas de Expressão e Comunicação Audiovisual, na Escola Secundária António Arroio. Frequentou workshops de Direcção de Actores, no Raindance of London, com Patrick Tucker, e de Realização em Cinema, no Four Corners Film Workshop, em Londres, com Peter Ellis. Realizador de publicidade e videoclips, co-realizou, com Tiago Guedes, as curtas-metragens O Ralo (1999) e Acordar (2001), o telefilme Alta Fidelidade (2000) e as longas-metragens Coisa Ruim (2006) e Entre os Dedos (2008). Em 2010 co-realizou, com Tiago Guedes, a série de televisão Noite Sangrenta.
Realização Televisão:
Lusitânia (série, RTP1; 2023)
Noite Sangrenta (série, RTP1; 2010)
Alta Fidelidade (telefilme, SIC; 2000)
