Luís Figo é candidato à presidência da FIFA
O antigo internacional português Luís Figo anunciou hoje que é candidato à presidência da FIFA, a Federação Internacional de Futebol, instituição que dirige as associações de futebol, futebol de praia e futsal de todo o mundo.
As eleições estão marcadas para o dia 29 de Maio e o português Luís Figo terá como adversários o suíço Joseph Blatter, presidente da FIFA desde 1998, o antigo futebolista francês David Ginola, o também francês e dirigente da UEFA Jérôme Champagne, o presidente da Federação Holandesa de Futebol Michael von Praag e o Príncipe Ali al-Hussein, da Jordânia, actual vice-presidente da FIFA.
Luís Figo, de 42 anos, é o futebolista português com mais internacionalizações ao serviço da Selecção Nacional. Foi internacional por 127 vezes e marcou 32 golos. Natural da Cova da Piedade, no concelho de Almada, começou a jogar futebol num clube da sua terra, "Os Pastilhas". Começou a sua carreira como profissional em 1989, no Sporting, onde jogou até 1995. Nesse ano, transferiu-se para o Barcelona, e, em 2000, mudou-se para o maior rival do clube catalão, o Real Madrid. Jogou no principal clube da capital espanhola até 2005, quando vai jogar para o Inter de Milão. Jogou no clube italiano até 2009, ano em que termina a sua carreira.
Luís Figo venceu a Bola de Ouro em 2000 e foi considerado o Melhor Jogador do Mundo pela FIFA em 2001 (estes dois prémios uniram-se, entretanto, num mesmo galardão).