Logótipo do Mundial 2018 criado por agência portuguesa
No passado dia 28 de Outubro, foi apresentado por astronautas russos, a partir da Estação Espacial Internacional, o logótipo do Campeonato Mundial de Futebol 2018, que se realizará na Rússia. O evento será russo mas o design do logótipo é... português!
A agência portuguesa Brandia Central criou o logo tendo por base uma homenagem ao Sputnik, programa espacial da primeira série de satélites soviéticos.
A escolha dos logótipos dos campeonatos mundiais e europeus de futebol é feita através de concursos internacionais lançados pela UEFA e pela FIFA e, nos últimos dez anos, os criativos portugueses têm dominado claramente este campeonato. Tudo começou em 2004, quando a agência portuguesa Euro RSCG Design & Arquitectura venceu o concurso para a criação do logo do Euro 2004, realizado em Portugal. Em 2010, a criação do logo do Mundial da África do Sul coube ao luso-descendente Gabriel de Abreu, filho de madeirenses emigrados naquele país.
As imagens do Europeu 2012, realizado na Polónia e Ucrânia, e do Europeu 2016, a realizar em França, foram criadas pela agência portuguesa Brandia Central, que voltou a ganhar o concurso para o Mundial 2018.
Antes de começarem os grandes jogos de futebol, já os criativos portugueses marcaram golos!