LINHA DA FRENTE - Uma Coisa de Loucos (RTP1 - 21h00)
O Hospital Miguel Bombarda, fundado em 1848 no reinado de Dona Maria II, foi o primeiro Hospital Psiquiátrico do país.
Situado no centro de Lisboa, ocupa uma área de cerca de 4 hectares e meio, com vários edifícios. Dois deles estão classificados; formam um "Conjunto de Interesse Público". O edifício principal, antigo convento, está na lista do património em vias de classificação.
Em 2012 o "Bombarda", como era conhecido, fechou portas. Quase uma década depois, o seu destino continua por decidir. O primeiro projecto urbanístico apresentado à Câmara de Lisboa foi chumbado. Em 2019, o Governo anunciou que o imóvel seria incluído no seu programa de criação de alojamento com renda acessível.
Mas o processo arrasta-se. E o desfecho não é claro: instituições e personalidades do mundo das artes e da medicina defendem que o antigo hospital tenha um uso exclusivamente público, como um museu, e prometem continuar a bater-se por isso.
Votado ao abandono, o património degrada-se...
A reportagem "Uma Coisa de Loucos" é da jornalista Margarida Metello, com imagem de Carlos Oliveira, Nuno Tavares e Carlos Pinota, edição de Sérgio Alexandre, som de Rui Ventura e Nuno Esteves, pós-produção áudio de Isabel de Matos, grafismo de Regina Freire e produção de Gonçalo Silva e Natacha Silva Frey.