Licínio França (1953 - 2021)
Faleceu ontem, aos 67 anos, o actor Licínio França. Estava afastado da vida artística há mais de dez anos por sofrer da doença de Alzheimer e estava internado num lar de idosos.
Licínio França nasceu em 1953. Na sua carreira, muito ligada ao humor, entrou em vários projectos de televisão e teatro. Na televisão, participou em séries e novelas, como "Os Homens da Segurança", "Fábrica de Anedotas", "Maré Alta", "Floribella", "Feitiço de Amor" ou "Flor do Mar", o seu último trabalho em televisão, em 2009. Entrou em várias produções teatrais, nomeadamente teatro de revista e musicais.
Além da representação, Licínio França também teve uma carreira musical. Estreou-se como autor/compositor e intérprete, em 1972, no concurso "A Oportunidade" e, nos anos seguintes, lança os seus primeiros singles. Além de participar em concursos musicais, lança também os seus álbuns. O último, "Eterno Apaixonado", foi editado em 2007. Licínio França formou também o Duo Big Ben com a sua ex-mulher, a actriz Noémia Costa, e chegaram a vencer o Festival da Canção de Lisboa com o tema "Lisboa Nunca Esquece".
Licínio França esteve casado com Noémia Costa mais de 20 anos. O casal, que tem uma filha, a também actriz Joana França, separou-se em 2007.