LETRAS LUSAS: "Salazar em New Bedford", de Rui Correia
Editora: Guerra & Paz
Sinopse: Durante os críticos anos trinta do século XX, Portugal e toda a imprensa portuguesa viviam sob uma rigorosa e adunca censura.
Entretanto, nos Estados Unidos da América, o Diário de Notícias, um jornal quotidiano em língua portuguesa publicado em New Bedford, Massachusetts, expressava a sua fidelidade à liberdade de expressão. Distante de Portugal, mas nunca arredio, acolheu nas suas páginas as opiniões e as causas de todo o espectro político luso-americano. Ali pode ler-se o que monárquicos, republicanos, socialistas, liberais e fascistas sentiram e escreveram, livremente, sobre Portugal.
O Diário de Notícias constitui um escaparate inédito e prodigioso para uma redescoberta da comunidade portuguesa imigrante nos Estados Unidos da América e do seu fervilhante activismo político, facto que se deve ao exílio em solo americano de jornalistas, políticos e mesmo ministros que ali escapavam à polícia política portuguesa. Salazar é, neste diário de New Bedford, o grande protagonista, mas é-o de uma forma que não desejava e que decerto não quereria.
A vida do Diário de Notícias iniciou-se em 1919 e terminou em 1973, cinquenta e quatro anos e mais de dezasseis mil edições depois.
Rui Correia é professor de História, vencedor do Global Teacher Prize Portugal 2019. Conferencista, editor e autor de numerosos estudos de História, Património e Didáctica da História, desempenhou funções no Conselho Executivo da Escola Básica Integrada de Santo Onofre, nas Caldas da Rainha, foi external expert em educação para a Comissão Europeia e vereador da Câmara Municipal das Caldas da Rainha.