LETRAS LUSAS: "Renascer", de Luísa Jeremias
Editora: Casa das Letras
Sinopse: Carminho tinha tudo o que qualquer mulher pode desejar: amor, carreira de sucesso, dinheiro… Na verdade, tinha quase tudo, já que após dez anos de casamento continuava a não conseguir engravidar do seu príncipe encantado, Pedro. Até que, numa noite de Natal, tudo começa a mudar. Desde então, uma sucessão rápida de acontecimentos trágicos e inesperados transforma radicalmente a sua vida.
De um momento para o outro, Carminho sente que perdeu tudo e entra numa espiral de loucura. Está sem emprego, sem família, sem casamento, sem chão, a autodestruir-se. É nesse momento que decide que precisa renascer. Noutro lugar, em segredo, redescobrindo tudo, reaprendendo a viver… aos 40 anos. Mas para conseguir isso… tem de morrer primeiro.
A história de Carminho é a história de uma mulher, como qualquer outra, que entra em colapso e que precisa pôr um ponto final no passado para começar do zero. Só que isso não é simples. É que quando alguém «desaparece» deixa sempre um rasto. Quem o vai seguir é Francisco de Assis, o polícia para quem não há morte sem corpo e tudo faz para encontrar Maria do Carmo que, acredita, forjou a sua própria morte e está viva.
Narrado a duas vozes, num misto de thriller e romance, Renascer é a história da procura do amor. Questiona a vida de aparências, vazia, que levamos, e faz pensar sobre o que é realmente importante para se ser feliz. Ao mesmo tempo mergulha no passado do Portugal pós-revolucionário para exorcizar os fantasmas do que é perder tudo, sobreviver e recomeçar.
Luísa Jeremias nasceu em Lisboa, a 30 de Julho de 1971, e é jornalista. Escreve desde que se conhece. Licenciou-se em Comunicação Social na Universidade Nova de Lisboa e começou a trabalhar em 1992 no jornal Diário de Notícias, passando por vários títulos. Fez breves incursões pela área do guião e documentário nas antigas produtoras NBP e Multicena. Em 2003 começou a dirigir revistas do segmento de Sociedade e Televisão, função que ainda hoje desempenha, acumulando a direcção dos títulos FLASH! e TV Guia e a coordenação-geral da área People do Correio da Manhã. Esteve na formação do canal de televisão CMTV, na criação do programa Flash!Vidas, no qual mantém a rubrica semanal Planeta Cor-de-Rosa - que é também o nome de uma crónica que assina desde 2006, página nas suas redes sociais e que deu origem ao livro Planeta Cor-de-Rosa, Confissões de Uma Diretora de Revistas de Sociedade, publicado pela Casa das Letras, em 2018, no qual são relatados episódios vividos ao longo de mais de 15 anos a dirigir publicações deste segmentos. Viaja o máximo que consegue e tem no Rio de Janeiro a sua "segunda casa". É autora do romance Preciso de Ti (2011) e co-autora de Noites de Lisboa (1998). Renascer é o seu segundo romance.