LETRAS LUSAS: "Operação Mar Verde - um documento para a História", de António Luís Marinho
Editora: Temas e Debates
Sinopse: Passados 50 anos sobre a data desta temerária operação militar, cumpridos em 2020, e 60 sobre o início da Guerra Colonial, assinalados neste ano de 2021, a reedição deste livro, publicado há década e meia, é uma oportunidade para reviver um acontecimento que nem consagra heróis, nem renega o passado histórico.
«O homem é o homem e a sua circunstância», escreveu Ortega y Gasset. A frase aplica-se como uma luva aos homens que aqui são referidos, a maioria já desaparecida. Aos que atacaram a cidade de Conakry, aos que a defenderam e aos que foram libertados por aquela acção ilegal à luz do direito internacional.
Aqui fica, com a objectividade possível, a história de uma operação secreta realizada pelo exército português num país estrangeiro, nunca reconhecida até hoje pelo Estado português.
Nome de código: Mar Verde.
António Luís Marinho nasceu em Lisboa, em 1954. É jornalista desde 1981. Trabalhou em todos os géneros da Comunicação Social: imprensa, rádio e televisão. Foi director de Informação, em períodos diferentes, da Agência de Informação LUSA, da Rádio Pública, Antena 1 e da RTP. Foi co-autor, com Joana Pontes, da série de 13 documentários televisivos intitulada Século XX Português, emitida na SIC em 2001. Autor de Operação Mar Verde – Um Documento para a História e 1961 – O Ano Horrível de Salazar, e co-autor, com Mário Carneiro, de 1974 – O Ano que Começou em Abril e 1975 – O Ano que Terminou em Novembro, editados pela Temas e Debates e pelo Círculo de Leitores. Concluiu o curso de especialização em História Contemporânea, na Universidade Nova de Lisboa. Frequenta o 3º ano do curso de doutoramento em Ciências da Comunicação, no ISCTE.