LETRAS LUSAS: "O Soldado Sabino", de Nuno Gomes Garcia
Editora: Visgarolho
Sinopse: Sabino, um homem amaldiçoado, viu a sua pacata existência transformar-se no dia em que o rei foi assassinado em Lisboa, levando-o a enfrentar um mundo a ferro e fogo, onde a luta pela sobrevivência lhe proporciona uma viagem pelos lugares mais violentos de uma Europa em fim de ciclo.
Abandonado pela família, e entregue aos seus demónios interiores, Sabino inicia uma imprevisível demanda pela normalidade: ela poderá estar na carne de outros homens ou no amor de uma mulher.
Trágico e cómico, O Soldado Sabino revela-nos com crueza a violência da guerra das trincheiras e o absurdo da condição humana. O retrato de um tempo já passado, mas pleno de actualidade.
Nuno Gomes Garcia nasceu em Matosinhos, em 1978, estudou História e foi arqueólogo. Vive em Paris, onde é consultor editorial e divulgador da literatura lusófona na rádio e na imprensa escrita. Corre todos os dias com o seu cão ao longo do Sena e a sua prioridade é ensinar os dois filhos a falar português. É autor de O Homem Domesticado, O Dia em Que o Sol Se Apagou - finalista do Prémio Leya -, O Soldado Sabino e Zalatune.