LETRAS LUSAS: "O Português Mais Erudito do Mundo e + 99 Personalidades da História de Portugal", de Pedro M. Proença
Editora: Verso de Kapa
Sinopse: Acreditaria se lhe dissessem que um português foi considerado o homem mais sábio do mundo por um presidente dos Estados Unidos da América? Que Joaquim Agostinho não sabia andar de bicicleta ou que Siza Vieira vive num prédio desenhado por outro famoso arquitecto? Que o actor António Silva era um bombeiro condecorado e que houve uma portuguesa, que quase ninguém conhece, que ganhou um Grammy em 2000? E que tal a história de vida do Papa português que morreu soterrado numa capela em obras ou a de um escritor que está no Panteão, que escapou à explosão de uma caixa cheia de bombas e que dava bengaladas nos críticos? Quer saber quanto era o primeiro ordenado de Amália Rodrigues ou quem foi o vulto da cultura portuguesa que, há 100 anos, pintava o cabelo de várias cores?
As respostas a estas perguntas e muito mais é revelado nestas 100 biografias da autoria de um antigo colega de José Mourinho e figurante num filme de Manoel de Oliveira.
Pedro M. Proença nasceu em 1968. Com um percurso de 25 anos na advocacia, assume-se como humanista, um apaixonado pela História e pelas Letras, um observador atento dos fenómenos sociais e políticos e um comunicador. Para além de já ter publicado outras obras sobre diversas temáticas é, actualmente, uma das figuras mais solicitadas pela comunicação social para comentar e debater a actualidade judicial. A sua energia é o desafio, e é por isso que aceitou o convite para escrever uma obra que percorre a vida de alguns dos portugueses que se notabilizaram ao longo da História em Portugal.