LETRAS LUSAS: "O Cozinheiro da Rainha Adúltera", de Deana Barroqueiro

Editora: Saída de Emergência
Sinopse: O Cozinheiro da Rainha Adúltera revela-nos a conjura para a usurpação do trono de D. Afonso VI pelo seu irmão, D. Pedro, recorrendo a um vergonhoso julgamento da nulidade do seu matrimónio por impotência, a pedido da esposa francesa.
Esta é uma trama de traições, adultério e incesto, descoberta pelo cozinheiro-mor Domingos Rodrigues e a sua rede de espiões espalhados pelo Paço, com acesso a conversas, cartas e outros documentos oficiais. Mas também pelas notícias avulsas, boatos e escritos satíricos impressos em folhas volantes, recolhidos pelas personagens e transcritos no romance.
Com o cozinheiro Domingos Rodrigues, o leitor percorrerá as ruas de Lisboa do século XVII, enojado pelo mau cheiro e sujidade, mas deslumbrado com a sua beleza. Vai parar nos mercados para comprar especiarias e, na zona do Malcozinhado da Ribeira, para comer um petisco, ouvindo ler as notícias pelos pregoeiros da capital. Assistirá ainda aos banquetes e festividades do casamento real, às touradas e torneios, admirando o fausto dos trajos, perucas e jóias.

Deana Barroqueiro nasceu nos EUA, filha de pais portugueses, e veio para Portugal aos dois anos. Licenciou-se em Filologia Românica, na Faculdade de Letras de Lisboa, a que se seguiram 35 anos a leccionar Língua e Literatura Portuguesa e Francesa. Entre a sua obra publicada inclui-se: Cruzeiro do Sul; Contos Eróticos e Novos Contos Eróticos do Velho Testamento; D. Sebastião e o Vidente; 1640; O Navegador da Passagem — Bartolomeu Dias; O Espião de D. João II — Pêro da Covilhã; O Corsário dos Sete Mares — Fernão Mendes Pinto; Rascunhos Secretos — Fernão de Magalhães. A sua obra de não-ficção História dos Paladares em 3 volumes conquistou o Gourmand Best in the World Awards — Series 2021–2022, assim como os Gourmand World Awards 2021–2022 nas Categorias «História da Culinária» e «Séries». O seu último romance, O Cozinheiro da Rainha Adúltera, já conquistou nos Gourmand World Awards— 2025 um dos raros Special Award.
