LETRAS LUSAS: "Lisboa Judaica", de Sérgio Luís de Carvalho
Editora: Parsifal
Sinopse: Segregação. Perseguição. Integração. É em torno destas três palavras que se construiu a história dos judeus em Portugal e em Lisboa. Uma história feita de momentos diversos e acontecimentos singulares, desde as épocas de dor e angústia até aos dias de solidariedade e de celebração.
Neste livro iremos narrar essas histórias em três grandes épocas: durante a Idade Média, a Idade Moderna e nos nossos dias. Iremos percorrer os locais mais marcantes, referir os acontecimentos mais importantes, falar de homens e de mulheres que nesta cidade viveram, sobreviveram, prosperaram ou pereceram.
Através desta obra, o leitor fica a saber o que resta das judiarias na Lisboa contemporânea, como decorria um processo de auto-de-fé, como resistiram os judeus à Inquisição ou como contribuíram para o reino.
Lisboa Judaica conta uma história feita de gentes, de testemunhos, de património e de regras. Uma longa história que vem até aos nossos dias - e que pode ser também um alerta contra a intolerância.
Uma história muito nossa, afinal.
Sérgio Luís de Carvalho nasceu em Lisboa, em 1959. Licenciou-se em História (1981) e é mestre em História Medieval (1988). Profissionalmente, é Director Científico do Museu do Pão, em Seia. Publicou os romances "Anno Domini 1348", "As Horas de Monsaraz", "El-Rei-Pastor", "Os Rios da Babilónia", "Retrato de S. Jerónimo no seu Estúdio", "O Exílio do Último Liberal", "A Última Noite de Lisboa", "Ouro Preto", "Lisboa Nazi", "O Rinoceronte do Rei" ou "Portugal na Idade Média", entre muitos outros. Alguns dos seus romances estão traduzidos e publicados em França e Espanha. É ainda autor de vários livros de investigação histórica e literatura juvenil.