LETRAS LUSAS: "Jacinta - A Pastorinha de Fátima", de M. Fernando Silva
Editora: Paulinas
Sinopse: A Jacinta e o dom que nos foi dado.
Em Aljustrel, concelho de Ourém, a 5 de Março de 1910, a tarde parece que estava chuvosa, como acontece frequentemente nas proximidades da Primavera. Mas havia já flores aos milhares, nos vales e montes da Serra d'Aire, anunciando a chegada próxima da estação mais florida do ano. Jacinta de Jesus foi mais uma flor daquela Primavera. Era a última filha do casal Marto, o Ámen dos irmãos. Uma menina cheia de vivacidade a fechar a série dos nascimentos de uma família numerosa e acolhida por todos como uma verdadeira prenda do Céu que se transformou num dom para o povo de Deus.
Jacinta e o seu irmão Francisco foram canonizados pelo Papa Francisco no dia 13 de Maio de 2017, por ocasião das celebrações do Centenário das Aparições de Fátima.
M. Fernando Silva é sacerdote da Arquidiocese de Braga. Licenciou-se em Direito Canónico, em 1974, e, dois anos mais tarde, concluiu o doutoramento na mesma área disciplinar, na Universidade de Navarra, Espanha, com a tese Os Conselhos Presbiterais em Portugal (publicada em 2002). É professor de Direito Sacramental no Seminário Conciliar de Braga e professor emérito de Direito Canónico da Faculdade de Teologia (UCP-Braga). É membro do Cabido da Sé de Braga e Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese. É também director da revista bimensal Celebração Litúrgica. Outros livros do autor: Pastorinhos de Fátima; Caminhos de amor – Descoberta do projeto pessoal de vida; Caminhos de Balasar – Biografia da Beata Alexandrina; José, o esposo de Maria; Lúcia de Jesus - a pastorinha da Serra d'Aire; e Francisco - o consolador de Deus.