LETRAS LUSAS: "Inês", de Maria João Fialho Gouveia
Editora: Topseller
Sinopse: A história apaixonante de Pedro e Inês. Esta é a história de Inês de Castro, a bela aia galega que arrebatou o coração do príncipe D. Pedro, futuro rei de Portugal. Bisneta ilegítima do rei D. Sancho IV de Castela, chegara a Portugal no séquito de Dona Constança, futura mulher do príncipe, que viu o coração do noivo incendiado pela sua própria dama de companhia. Perdidamente apaixonado, o casal viveu um amor proibido, até que, após a morte de Dona Constança, passou a partilhar o mesmo tecto.
Dando largas à paixão que por tanto tempo haviam escondido, Pedro e Inês viveram dias idílicos, de paço em paço, até se instalarem em Coimbra, já casados e com três filhos. Esta ligação desagradou ao rei D. Afonso IV, pai de D. Pedro. As intrigas políticas com que os conselheiros reais o sobressaltavam, alegando que os irmãos de Inês alimentavam pretensões à coroa portuguesa, contribuíram para que o rei não descansasse enquanto não libertasse, da forma mais trágica e terrível, o filho da influência da bela galega.
O amor de Pedro e Inês foi maior do que a vida, sendo outrora, como hoje, o símbolo da paixão em Portugal.
Maria João Fialho Gouveia nasceu em Lisboa, a 14 de Novembro de 1961. No Estoril, cresceu e estudou. Cursou Jornalismo e Línguas, mas o seu coração sempre esteve na História. E assim, anos mais tarde, regressou à Universidade para estudar o curso que sempre a encantara. No decurso da sua actividade profissional, a autora passou pela imprensa escrita, TV e rádio. Trocou os media pelo ensino, sendo actualmente professora de Inglês do Ensino Básico. Uma vez prestada a homenagem ao seu pai, no livro Fialho Gouveia: Biografia Sentimental, a escritora casou nas suas outras obras duas das suas paixões: a escrita e a História. É autora de D. Francisca de Bragança - A Princesa Boémia, As Lágrimas da Princesa e Inês.