LETRAS LUSAS: "História do Futebol Feminino - A Grande Aventura Portuguesa", de Mary Caiado
a
Editora: Cultura Editora
Sinopse: História do Futebol Feminino - A Grande Aventura Portuguesa é a primeira obra de sempre dedicada à trajectória do futebol jogado por mulheres em Portugal, marcando um novo capítulo na literatura desportiva nacional. Fruto de uma extensa e meticulosa investigação, percorre décadas e cruza dois séculos, acompanhando a evolução do jogo e as profundas transformações políticas, sociais e culturais do país.
Dos primórdios do futebol feminino, num tempo em que a simples ideia de uma mulher jogar era alvo de escárnio; da formação das primeiras equipas no Boavista e no União de Coimbra; da primeira competição nacional, ainda organizada por clubes; da primeira selecção feminina não oficial; da chegada da Taça de Portugal ao Jamor, até ao estatuto de destaque de projecção internacional conquistado pelas equipas da Federação Portuguesa de Futebol e pelos principais clubes, revela-se um percurso de resiliência, luta e superação.
Com especial destaque às protagonistas que moldaram esta história, este livro reúne testemunhos vivos e detalhados sobre o papel das mulheres que lutaram para desafiar estereótipos e reivindicar o seu lugar no desporto.
Mary Caiado nasceu em 1980, em Puerto La Cruz, Venezuela, e chegou a Portugal aos dez anos. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa, tendo dedicado mais de 20 anos do seu percurso profissional ao jornalismo em redacções de imprensa, online e televisão (Público, Maisfutebol, i, A Bola TV, TVI e CNN). Comunicar continua a ser o seu lema na gestão de projectos e conteúdos em ambiente corporativo. Mãe, amante de boa gastronomia e viagens, embarcou no desafio de escrever o seu primeiro livro, História do Futebol Feminino.