LETRAS LUSAS: "De Lisboa a La Lys", de Filipe Ribeiro de Meneses
Editora: D. Quixote
Sinopse: 9 de Abril de 1918 foi um dos dias mais mortíferos na história militar de Portugal. Numa só manhã, perto de 400 portugueses morreram, muitos mais foram feridos e o número de prisioneiros rondou os 6600.
O Corpo Expedicionário Português (CEP), símbolo máximo do esforço de guerra nacional durante a Primeira Guerra Mundial, desapareceu dos campos de batalha franceses enquanto unidade organizada.
A jovem República apostara forte na constituição do CEP, e seu envio para a Frente Ocidental, e perdera.
Neste volume, Filipe Ribeiro de Meneses regressa ao tema da participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial, propondo uma nova interpretação das causas e das consequências do desastre sofrido em La Lys.