LETRAS LUSAS: "Construtoras de Impérios - Vozes de Mulheres na Expansão Portuguesa" (coordenação de Amélia Polónia)
Editora: Temas e Debates
Sinopse: Esta obra explora o protagonismo das mulheres como peças-chave na construção do Império Colonial Português na Época Moderna. Nela se tecem novos debates, com forte base documental, sobre processos de exclusão e subalternidade, mas também de resistência, a que a historiografia actual não pode ser alheia. Dar visibilidade e reconhecer a actuação das mulheres portuguesas e europeias, e das mulheres autóctones, surge como um desafio historiográfico que esta obra assume como prioritário.
Percorrendo vários cenários, desde os metropolitanos a espaços coloniais, na África, Ásia e América, a obra torna patente que a expansão ultramarina portuguesa não foi uma mera história de homens em trânsito, foi também uma história de mulheres em acção. A mulher, portuguesa e autóctone, que nos documentos oficiais surge silenciada ou representada como subordinada, surge neste livro como personagem activa na política, na economia e na sociedade - em Portugal e em espaços ultramarinos.
Amélia Polónia é professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora do CITCEM/UP. Estudos sobre comunidades marítimas, implicações ambientais da colonização europeia, transferências de conhecimento, dinâmicas de globalização, estudos de género são temas-chave das suas recentes linhas de investigação. A par de numerosos estudos sobre a mulher e a expansão portuguesa, é autora de A Expansão ultramarina numa perspetiva local. O porto de Vila do Conde no séc. XVI (2007) e co-editora de Beyond Empires: Global, self-organizing, cross-Imperial networks, 1500-1800 (2016) e Connecting Worlds. Production and circulation of knowledge in the First Global Age (2018). É coordenadora da secção de História e Arqueologia da Academia Europaea – the Academy of Europe.
