LETRAS LUSAS: "Cartografias de Lugares mal Situados", de Ana Margarida de Carvalho
Editora: Relógio d'Água
Sinopse: Os cenários de guerra são, por definição, lugares mal situados. Neles, as emoções são intensificadas, a generosidade, a compaixão, mas sobretudo a raiva, o medo, a crueldade e a bruteza.
Nestes contos, Ana Margarida de Carvalho percorre alguns desses lugares, desde uma povoação de Portugal durante a Terceira Invasão Francesa, passando por uma biblioteca não nomeada, centro de operações da Resistência, onde os livros servem para tudo menos para ler, até um lugar incerto onde há mulheres cercadas por snipers, as vozes são proibidas e o silêncio parece interminável.
Ana Margarida de Carvalho nasceu em Lisboa, em 1969. É jornalista e escritora. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, o seu primeiro romance, Que Importa a Fúria do Mar, valeu-lhe o prémio APE 2013. O mesmo livro foi finalista nos mais prestigiados prémios relativos à data de edição. Tem reportagens, contos e poemas espalhados por várias publicações e colectâneas e um livro infantil chamado A Arca do É, com o ilustrador Sérgio Marques. Não se Pode Morar nos Olhos de um Gato, o seu segundo romance, foi considerado livro do ano 2017, nomeado pela SPA e vencedor do Prémio Manuel Boaventura. O seu terceiro romance, O Gesto que Fazemos para Proteger a Cabeça, foi lançado em 2019.