LETRAS LUSAS: "As Nove Magníficas", de Helena Sacadura Cabral
Editora: Clube do Autor
Sinopse: Nove séculos da História de Portugal contados através da vida de nove notáveis mulheres.
Nesta obra, Helena Sacadura Cabral destaca a importância do poder feminino na nossa História, da fundação da nacionalidade ao fim da Monarquia. Helena Sacadura Cabral relata a vida de nove mulheres que considera terem sido determinantes para a nossa História: D. Teresa, Santa Isabel, D. Leonor Teles, D. Filipa de Lencastre, D. Catarina da Áustria, D. Luísa de Gusmão, D. Carlota Joaquina, D. Maria II e D. Amélia.
Estas mulheres tiveram um papel activo no destino do país, mas nem sempre os relatos deram voz aos seus feitos. Através de uma escrita livre e pessoal, Helena Sacadura Cabral faz a sua leitura da História no feminino. Nesta obra é apresentada uma visão romanceada dos dias destas mulheres, baseada em factos históricos, mas por vezes divergindo da leitura oficial dos acontecimentos relacionados com a nossa existência como país.
Da fundação de Portugal até meados do século XX, o leitor é convidado a embarcar numa viagem pelo tempo, revivendo alguns dos principais momentos da nossa História.

Helena Sacadura Cabral nasceu em Lisboa, em 1934. É licenciada em Economia, tendo obtido o prémio para o melhor aluno do Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (ISCEF). Desempenhou vários lugares de chefia na Administração Pública, tendo sido a primeira mulher a ser admitida nos quadros técnicos do Banco de Portugal. Além de colunista de diversos jornais e revistas, tem mantido colaboração regular em televisão. Autora de cerca de quatro dezenas de livros, concilia ainda a participação cívica com a actualização das suas redes sociais.
